DE NEGÓCIO PARADO, A VENDAS TODOS OS DIAS
É impressionante como as coisas mudam rápido, quando o assunto é vender na Internet.
Primeiro, porque a maioria das ferramentas de marketing digital que ajudam negócios online a escalar suas vendas, não existiam nos últimos 5 ou 10 anos.
Segundo, porque quando alguém começa a ensinar o uso da ferramenta “do momento”, muitas vezes ela própria acabou de se tornar obsoleta.
É por isso que é tão importante beber da fonte…
E também por isso que, mais do que meros detalhinhos técnicos que aumentam o seu número de cliques, você precisa de uma estratégia assertiva para ser percebido como curioso, relevante, e irresistível, para cada um dos seus novos clientes.
Esta foi uma das primeiras lições que aprendi com meu mentor, Gary Vaynerchuk.
(Talvez você o conheça simplesmente como GaryVee).
DO PEQUENO NEGÓCIO DA FAMÍLIA, PARA A LINHA DE FRENTE DAS MAIORES EMPRESAS DO MUNDO, NA INTERNET.
Quando eu o conheci, ele estava longe de ser uma figura anônima…
Mas ainda não tinha chegado nem perto dos mais de 6 milhões de seguidores nas redes sociais que tem hoje.
O ano era 2014.
Eu… Ensaiando a minha primeira venda na internet.
Ele… Já amplamente conhecido como o maior influenciador de marketing digital do mundo.
E não era à toa. Gary foi o primeiro empreendedor do mundo a fazer dinheiro com Youtube.
Através do poder da internet, levou o pequeno negócio de vinhos da família ao nível de mais de US$60 milhões ao ano de faturamento.
Seu pioneirismo fez dele o primeiro. Sua consistência, fez dele o maior.
Tanto é que o convidaram para ser investidor-anjo de algumas das jovens gigantes que conhecemos hoje em dia… Uber, Snapchat e Twitter.
Quando li seu livro pela primeira vez, não podia imaginar que um dia nos tornaríamos parceiros.
Ao mesmo tempo, eu já podia sentir quanto o seu lema “Jab, Jab, Jab, Right Hook” iria mudar a realidade do meu negócio.
Em outras palavras, a metáfora do nocaute de um pugilista, após golpes em falso que cansam e distraem o adversário, nos ensina: Dê, dê, dê, e só então, chame para a oferta.
É COMO O COMEÇO DE UM RELACIONAMENTO…
Pense comigo…
Por mais que a primeira coisa em que você pense, ao escolher um produto para vender na internet, seja “Escolher um canal de divulgação + Fazer uma oferta”...
Muitas vezes, fazer uma oferta de cara, para um desconhecido que está acessando seu site de vendas pela primeira vez, é tão ilógico quanto pedir alguém em casamento logo no primeiro encontro.
O gráfico abaixo nos mostra como, assim como em uma aplicação financeira, você cria valor através de vários depósitos, para só então fazer um saque.
Quanto mais tempo de contato você tem com seu cliente em potencial, mais provável que ele se lembre de você.
Só que quanto mais impacto você gera para ele durante este tempo, mais valor ele atribui ao seu produto ou serviço, e mais ele te reconhece como referência. Em outras palavras: Maior a probabilidade dele te escolher, na hora da compra.
Por mais que alguns produtos sejam mais simples de serem compreendidos, e notados como necessidade do que outros…
É inevitável: Mais contato e mais qualidade, é igual a mais VALOR. Quanto mais valor você junta em seus depósitos, maior o saque que fará lá no final.
Mas a pergunta que não quer calar é:
COMO AUMENTAR O VALOR PERCEBIDO?
Eu já havia me frustrado com tentativas sem sucesso de criar conteúdos para fomentar vendas.
Desde um canal de youtube que eu lotava de conteúdos aleatórios, até um blog feito para trazer rios de visitas por dia, mas que não capturava uma gota sequer dos visitantes.
Por mais que eu criasse conteúdo, nada parecia ser suficiente para transformar visitantes em visitantes recorrentes, e visitantes recorrentes em clientes pagantes.
Foi então que as palavras de Gary ecoaram como um tambor na minha mente...
Por mais que eu me matasse para produzir conteúdo, quando o assunto é transformar visitantes em clientes, assertividade é mais importante do que quantidade.
E quando você é assertivo, consegue transformar uma única hora de trabalho, em milhares de peças de conteúdo, estrategicamente montadas para conduzir um visitante à máxima conversão.
Um modelo que associa cliques baratos, a vendas mais fáceis…
E que pode fazer com que mesmo um negócio que hoje está parado, torne-se uma verdadeira máquina para vender todos os dias, e gerar lucro através de conteúdos e anúncios nas redes sociais.
Isso porque todo o processo de conscientização para despertar o desejo por um produto, agora torna-se mais liso e fluido.
A PIRÂMIDE DE CONTEÚDO
A técnica consiste basicamente em uma pirâmide invertida.
Tudo começa no chamado “Conteúdo pilar”, uma peça longa de conteúdo.
Pode ser em vídeo de 30 minutos, um texto longo (como este aqui), um podcast… Nela, você constrói todo um raciocínio, para fundamentar o seu ponto de vista enquanto referência na resolução dos problemas do seu cliente.
Ele é um conteúdo longo, denso, mas altamente convincente!
Para quem fica até o final, é certo que o tempo de exposição da mensagem, e a qualidade da mensagem, juntos criam valor.
Mas como nem todo mundo está preparado, você aproveita a maior qualidade desta peça, sua abundância de pontos de vista, e faz com ela o “milagre da multiplicação”.
Isso mesmo, o próximo passo da pirâmide invertida consiste nos micro-conteúdos que podem ser extraídos desta peça maior.
Mini-trechos em vídeo, frases de efeito, memes, improvisos…
Tudo o que possa ser extraído para, assim como o trailler de um filme, dar um gostinho de “quero mais” para o que você tem a mostrar.
Daí, basta pegar estes micro-conteúdos, e distribuir nas redes sociais.
Um conteúdo pilar no Youtube, por exemplo, pode se transformar em um mini-conteúdo de atração no Instagram, ou até mesmo na rede de anúncios.
Se você já tem audiência, ótimo!
Mas se ainda não tem, pode investir em tráfego pago, para que seus pequenos conteúdos despertem atenção e curiosidade nas pessoas, assim levando visitantes que ainda não te conhecem, mas se interessam por seu tema, para a versão “pilar”.
Quanto mais valor existe em um pilar, mais você está dando, dando e dando, para então ter a permissão de fazer uma oferta.
Arrisco dizer que você chegou até esta carta através de algum micro-conteúdo, contido em um anúncio meu. Pode ser que seja a primeira vez que está me ouvindo (ou melhor, lendo)...
Mas fato é: Se você chegou a este ponto do texto, a estratégia deu certo até aqui. Você está consumindo meu conteúdo pilar, através deste texto.
ENFIM, A OFERTA!
Após criar esta teia de conteúdos, você está pronto para conduzir seu cliente potencial à conversão.
E quando eu aprendi como fazer isto, testei o conceito em meu primeiro projeto… Um curso online que ensinava investidores a operar na bolsa…
(Uma das aulas deste treinamento. É estranho se ver 5 anos mais novo!)
O projeto começou de maneira despretensiosa, e foram alguns erros e acertos até conseguir pegar a essência da pirâmide invertida de conteúdos. Mas quando menos esperava, estava fazendo vendas de modo consistente, todos os dias!
Tudo consistia em uma jornada…
Um conteúdo estrategicamente escolhido para gerar engajamento e convencimento…
Micro-fragmentos deste conteúdo para despertar atenção e curiosidade…
Ofertas posicionadas de maneira a mostrar um próximo passo…
E tão logo, percebi que poderia replicar aquele formato para outras áreas de conhecimento que me interessavam, e criar produtos na internet a partir destas teias de conteúdo.
Foi assim que expandi os meus negócios digitais. De mercado de investimentos a idiomas… De idiomas a saúde e espiritualidade.
Fiz parcerias, contratei uma equipe de conteúdo incrível, e apliquei meu foco na otimização de toda a teia de conteúdos.
Após muito trabalho, eu tinha descoberto o caminho para transformar visitantes em seguidores… E seguidores em clientes!
Dizemos que essa é uma tática de Growth Marketing… Um atalho tático para encurtar o caminho da conversão, e reter a audiência para formar clientes de modo mais rápido.
Posso dizer que a estratégia do Gary, a pirâmide invertida de conteúdos, foi meu primeiro Growth no mercado digital. E por tê-la replicado em diversos nichos, acabei compreendendo os passos para escalar uma oferta de infoproduto ou e-commerce, seguindo alguns padrões.
Uma máquina precisa, capaz de se auto-gerenciar na distribuição dos conteúdos que mais conectam dentro da teia da conversão.
E foi assim que, enquanto o marco emblemático dos 100 mil reais em 7 dias é o sonho da maioria dos empreendedores digitais, pude fazer desta a minha realidade em praticamente todas as semanas do ano…
(este é um print de uma das plataformas de pagamento que utilizo)
(Neste exemplo mais recente, exemplos dos Saques que realizo para a conta, na plataforma Ticto)
Por conta dos resultados com técnicas de Growth Marketing e sua replicabilidade, recebi com muito orgulho a premiação Digital Awards 2018, na categoria “Vender todos os dias”.
E eu não mostro isso para tirar qualquer tipo de vantagem. Só acho que é importante que os resultados falem por si, num mercado em que tanta gente usa de palavras vazias, para te convencer de todos os lados, sobre algo que nem eles mesmos fazem.
Eu acredito no “fazer antes de falar”....
E no “Walk the Talk”, caminhar conforme o discurso.
De longe, a minha maior satisfação foi quando pude compartilhar meu case com o próprio Gary, que me despertou para o mundo do Growth!
Sim, tive a oportunidade de me corresponder com ele algumas vezes…
Mas o que nós dois percebemos, durante estas conversas, foi o quanto ter a informação direto da fonte possibilita “iniciar” os movimentos, ao invés de simplesmente seguir a manada.
Pois as “falsas verdades” que você provavelmente aprendeu sobre vendas na internet, são o que te separam do verdadeiro caminho da conversão!
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Chega de teorias do marketing que não funcionam…
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Chega de gurus que não fazem aquilo que ensinam…
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Cada detalhe da sua oferta conta, na hora de desenhar uma estratégia lucrativa e consistente para o crescimento das vendas.
Já estava na hora de colocar o Marketing Digital brasileiro frente a frente com quem vive daquilo que caça, na selva que chamamos de internet.
Muito mais empreendedores deveriam ter acesso ao conteúdo técnico, aplicado na prática, e validado através de números reais.
O CONVITE INESPERADO
Mesmo com milhares de seguidores nas suas redes sociais traduzidas para o português, Gary nunca esteve no Brasil.
Até que enfim, mostrei a ele o meu projeto, para disseminar a cultura do Growth Marketing para além dos bastidores. Eu sabia o quanto sua agenda era disputada, mas ainda assim, valia a pena arriscar!
Fiz um convite a ele, e para a minha surpresa, ele o aceitou!
E assim como ele, Neil Patel, o maior especialista em posicionamento em redes de pesquisa como o Google, também vestiu a camisa!
Até Perry Belcher, o criador do Traffic & Conversion Summit, maior evento sobre marketing digital do mundo, aderiu à nossa causa.
Assim, criamos o movimento da galera Underground da internet, pela primeira vez no país.
E assim, levaremos para você o passo a passo tático, de como aumentar suas vendas da forma mais agressiva e rápida.
Com as técnicas certas, você multiplica suas vendas enquanto as suas redes sociais batem recorde sobre recorde no número de seguidores.
É hora de ultrapassar quem hoje vende mais do que você, com estratégias que os outros negócios digitais não estão preparados para acompanhar!
Em setembro de 2019, estaremos juntos e ao vivo na cidade de São Paulo, com mais de 2.000 pessoas, e tradução simultânea de todo o conteúdo.
Desenhamos um programa de imersão nunca antes realizado no país.
Um conceito que já é adotado pela vanguarda dos negócios digitais do mundo inteiro…
Trouxemos à tona as ferramentas detalhadas que negócios de 7 a 8 dígitos por mês utilizam diariamente para fazer suas vendas na internet.
A PERGUNTA QUE FICA É…
Você vai deixar essa oportunidade única na história do internet marketing, passar diante dos seus olhos?
Ou vai ultrapassar quem hoje vende mais do que você, com estratégias que os outros negócios digitais não estão preparados para acompanhar?!
Se você quer fazer parte do evento global, pelo qual os maiores especialistas do mundo saem de seus países, para compartilhar técnicas testadas com dinheiro real, no campo de batalha…
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Uma condição inédita está aberta, e só quem agir rápido, poderá garantir seu lugar antes da virada de lote…
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